Prezados colegas,

É com imenso prazer que me dirijo a vocês na qualidade de Presidente eleito da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica. De antemão, gostaria de afirmar que estou entusiasmado com a possibilidade de poder colaborar para o desenvolvimento dessa área no país, sem fugir da função estatutária da Academia que é ligada à educação, difusão de conhecimento e à pesquisa. Foco nesse aspecto para em caráter definitivo afastar o receio de que a Academia visaria fornecer certificados de área de atuação ou privilégios aos seus membros, especificamente na reserva de mercado. Não visa fornecer certificados de área de atuação, nem mesmo fornecer aos membros da academia algum tipo de privilégio ou reserva de mercado na faixa etária pediátrica.

Por outro lado, uma de nossas metas é acabar com o preconceito de que a ORL Pediátrica se resume à timpanotomia para colocação de tubos de ventilação e às adenotonsilectomias. Para isso, estamos planejando cursos itinerantes envolvendo aspectos peculiares da subespecialidade, demonstrando a atuação em malformações de cabeça e pescoço, avaliação e manejo do estridor, a avaliação e manejo de problemas comuns em pacientes de UTI neonatal e pediátrica, entre outros. Enquanto que em programas de educação e pesquisa a subespecialidade pode atuar em setores primários e secundários de atenção à saúde, parece claro que a atuação profissional da otorrinolaringologia pediátrica se dá prioritariamente em locais de atenção terciária.

Por isso, outra meta da nossa administração será fazer o que for possível para incentivar a formação de mais profissionais com o verdadeiro perfil esperado do otorrinolaringologista pediátrico, incentivando, inicialmente, a formação de programas de aperfeiçoamento na área nos locais onde já existe massa crítica de conhecimento estabelecida ao longo dos anos.

Enfim, há muito a fazer, mas estamos dispostos ao trabalho,


Cordiais saudações,

José Faibes Lubianca Neto.