O frênulo lingual é uma estrutura anatômica que prende a língua ao soalho da boca e dá a ela estabilidade. Anquiloglossia é o nome científico quando o frênulo é encurtado o que popularmente é conhecido como “língua presa”.  

O frênulo mais curto pode limitar a movimentação da língua dependendo do seu comprimento e também do ponto aonde ele se insere na lingua.

Esta é uma anomalia congênita, presente em 1-10% dos recém nascidos e acomete mais meninos.

Quando o frênulo limita muito os movimentos da língua os sintomas podem aparecer logo ao nascimento e se manifestam com: dificuldade na pega do seio materno, dor no seio durante a amamentação podendo dificultar o ganho de peso além de lesar o seio materno, gerar desconforto e desestimular o aleitamento materno.

Quando inicia-se a vocalização da criança pode haver também dificuldade na articulação das palavras e fonemas fazendo com que a criança faça adaptações nos movimentos articulatórios promovendo disfunções musculares.

Alguns estudos sugerem que essa anomalia pode contribuir inclusive para  alterações no desenvolvimento dos ossos da face, além de promover maloclusões dentárias, gerando alterações de mastigação e deglutição.

O diagnóstico é feito durante o exame da cavidade oral ainda na maternidade mas também repetido muitas vezes durante as consultas de puericultura com o pediatra ou na consulta otorrinolaringológica. O exame consiste na inspeção do frenulo em repouso, durante o choro, durante movimentos voluntários e também da movimentação da língua durante a mamada. Pediatras, otorrinolaringologistas, dentistas e fonoaudiólogas devem estar atentos e treinados para o diagnóstico e para os problemas associados à anomalias do frenulo nos seus atendimentos.

Em casos extremos, com grande limitação de movimentação e sintomas típicos relacionados a amamentação há indicação de tratamento cirúrgico. Em casos menos graves pode ser necessário a avaliação conjunta do otorrinolaringologista junto com a fonoaudióloga para verificar o benefício do tratamento cirúrgico e a relação do frênulo com as alterações de fala e deglutição já que existem outras causas para estes sintomas.

O tratamento consiste no corte do frênulo que chamamos de frenotomia ou frenectomia. A cicatrização pode ocorrer por segunda intenção ou pode ser necessário a realização de pontos de sutura. É importante o estímulo à movimentação da língua logo no pós operatório que pode ocorrer naturalmente com a amamentação ou em crianças mais velhas com intervenção de uma fonoaudióloga.

REFERÊNCIAS:

  1. MILLS, N. et al. Defining the Anatomy of the Neonatal Lingual Frenulum. Clinical Anatomy, v.32, n.6, p. 824-835, Sep 2019.
  2. WEBB, A.N., HAO, W., HONG, P. The effect of tongue-tie division on breastfeeding and speech articulation: A systematic review. International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology, v. 77, n.5, p. 635-646, May 2013.
  3. DAGgUMATI, S. et al. Speech and Language Outcomes in Patients with Ankyloglossia Undergoing Frenulectomy: A Retrospective Pilot Study. OTO Open, v.11, n.3, p.1-4, Feb 2019.
  4. SALT, H. et al. Speech production in young children with tongue-tie. International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology, v. 134, p. 1-6, Jul 2020.
  5. BUCK, L.S. et al. Characteristics and considerations for children with ankyloglossia undergoing frenulectomy for dysphagia and aspiration. Am J Otolaryngol, v.41, n.3, p. 1-4, May-Jun 2020.
  6. SCHLATTER, S.M. et al. The role of tongue‐tie in breastfeeding problems— A prospective observational study. Acta Pediatrica, v. 108, n.12, p.2214-2221, Dec 2019.