Caros Associados,
Foi com grande prazer que assumi como Diretora Presidente desta academia fazendo parte de um grupo de diretores e conselheiros tão entusiastas quanto eu nesta missão.
Dando continuidade às gestões anteriores desejamos fortalecer a identificação da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica como a grande interface entre o otorrinolaringologista e as demais especialidades que atuam junto à população pediátrica. O objetivo é a educação e o cuidado das crianças e suas famílias particularmente as mais complexas que necessitam de profissionais que saibam se comunicar entre si em seu benefício.
Para que todo otorrinolaringologista se identifique com a Otorrinolaringologia Pediátrica contemplaremos sempre a atuação nos níveis primários, secundários e terciários. Para isto, todos estes níveis serão alvos de eventos e educação continuada em nossos cursos e congressos.
Batalharemos pelo reconhecimento da Otorrinolaringologia Pediátrica particularmente no nível terciário aonde se faz necessário treinamento específico para atendimentos de alta complexidade nas Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal e de pacientes complexos ainda que ambulatorialmente. Nosso país dispõe hoje de 8 serviços altamente qualificados oferecendo aperfeiçoamento na área de Otorrinolaringologia Pediátrica, cada qual com suas características e ênfases e a descrição destes serviços serão disponibilizadas pela ABOPe. O objetivo é a identificação do jovem otorrinolaringologista com pretensões a atuar nestas áreas.
Queremos deixar como legado um site atualizado com disponibilização de links para os principais cursos, workshops e congressos nacionais e internacionais além de disponibilidade de estágios e informações para leigos e outras especialidades.
Uma maior agilidade na comunicação com nossos associados será instalada pela presença agora da nossa Academia nas redes sociais. Prestigiem e divulguem as informações que serão disponibilizadas com colegas e pacientes. O reconhecimento da nossa Academia engrandecerá o trabalho de todos que atuam junto à população pediátrica.
Alguns importantes projetos iniciados em gestões passadas serão completados como a redação de termos de consentimento específicos para procedimentos ainda não contemplados na área de otorrinolaringologia pediátrica e particularmente para pacientes de alta complexidade com riscos e comorbidades distintas.
Contamos, nesta empreitada, com a colaboração ativa de todos os associados mantendo seus contatos e cadastros atualizados e estamos abertos a sugestões e participações. O ano começou com um grande desafio mas a vida continua e continuamos juntos ainda que distantes por enquanto.
Forte abraço a todos
Rebecca Maunsell
Diretora Presidente da ABOPe 2020-2021
Diretoria Executiva
Diretor Presidente – Rebecca Christina Kathleen Maunsell
Diretor Vice-Presidente – Tania Sih
Diretor Primeiro Secretário – Cláudia Schweiger
Diretor Segundo Secretário – Rodrigo Guimarães Pereira
Diretor Primeiro Tesoureiro – Carolina Miura
Diretor Segundo Tesoureiro – Alexandre Caixeta Guimarães