O que são as amigdalas?
As amígdalas (tonsilas palatinas) são órgãos que ficam na garganta, auxiliando a imunidade.
Em casos de aumento de tamanho (hipertrofia) ou de infecções repetidas a função das amigdalas pode estar comprometida e trazer problemas à saúde.

Quais são as principais indicações de cirurgia?

As principais indicações cirúrgicas são obstrução da via respiratória (respiração bucal, roncos ou engasgos), síndrome da apneia obstrutiva do sono, amigdalites de repetição, abscesso periamigdaliano e amigdalite crônica caseosa (casos em que restos de alimentos ficam acumulados e frequentemente são acompanhados de mau hálito).

A imunidade fica comprometida a pós a remoção das amigdalas?

Não

Como é realizada a cirurgia?

A cirurgia é realizada com anestesia geral em centro cirúrgico.
A cirurgia é realizada através da boca com duração de menos de uma hora na maior parte dos casos. Não ficam marcas evidentes na pele, como cortes ou manchas arroxeadas. Em algumas situações, o cirurgião pode dar pontos nos locais em que as amígdalas foram retiradas ou fazer cauterização com o bisturi elétrico.

Quanto tempo o paciente fica internado?
Geralmente, o paciente pode ter alta hospitalar no mesmo dia. Raramente há necessidade de internação de mais de um dia.
Crianças com outros problemas de saúde podem ter que ficar internadas por um dia ou mais.

Como é a recuperação da cirurgia de amigdalectomia?
-A dor na garganta e dor referida na área da orelha são frequentes nos primeiros dias após a cirurgia. Podem ser intensas no início ou em dias subsequentes após a cirurgia. As medicações via oral geralmente são suficientes para aliviar a dor.
-Pode ocorrer mau hálito que cede em poucos dias.
-Febre baixa pode ocorrer nos primeiros dias após a cirurgia.
-Pode ocorrer a saída de sangue em pequena quantidade nos primeiros dias após a cirurgia, geralmente com fácil controle.

Quais são os principais riscos desta cirurgia?
Na maior parte dos casos não ocorre nenhuma complicação, uma complicação rara é a hemorragia que pode levar à reinternação, reabordagem cirúrgica e até transfusão sanguínea.

Quais são os cuidados necessários após a cirurgia?

  • Alimentos quentes e duros devem ser evitados nos primeiros dias após a cirurgia, pois podem trazer desconforto durante a mastigação e na deglutição.
  • Deve-se ter o cuidado de restringir atividades físicas nos primeiros dias devido ao risco de sangramento.

As amigdalas voltam a crescer após a cirurgia?

Não.

A voz se altera após a cirurgia?

Em alguns casos que as amigdalas são muito grandes pode acontecer uma mudança na ressonância da voz, que tende a se tornar mais clara e de mais fácil compreensão.

Depois de retirar as amigdalas é comum ter infecções de garganta ou faringites?

A cirurgia não aumenta o risco de inflamação de garganta, ela pode ocorrer após a cirurgia e geralmente causada por infecções virais.

A criança engorda após a cirurgia?

No geral não há mudança significativa de peso com a cirurgia.

Existe uma idade mínima para se fazer a cirurgia?

Não. O otorrinolaringologista deve avaliar se existe a necessidade da cirurgia de acordo com o quadro clínico da criança, mas na maior parte dos casos a indicação ocorre após os 2 anos de idade.