A Otorrinolaringologia é uma especialidade muito preocupada com a população pediátrica. A audição, respiração, deglutição são importantes desde o nascimento e para o desenvolvimento do individuo. Por isso todo otorrino é treinado para atender crianças e reconhecer estes problemas, sendo queixas como roncos, infecções de ouvido e garganta recorrentes e obstrução nasal as mais frequentes.


No entanto, com os avanços da neonatologia, da UTI Pediátrica e o aumento da demanda de crianças com doenças crônicas, houve espaço para especialistas na população pediátrica dentro da otorrinolaringologia. Esse é o Otorrinolaringologista Pediátrico.


O papel do Otorrinolaringologista Pediátrico é, além de cuidar das patologias comuns otorrinolaringológicas, ser também aquele que vai atuar em conjunto com as unidades de terapia intensiva e equipe multidisciplinares para o manejo desses pacientes. É seu papel fazer diagnóstico, tratamento e acompanhamento de casos complexos como bebês prematuros, crianças com malformações craniofacial e de via aérea, crianças traqueostomizadas, com distúrbios da deglutição, casos de neoplasia, entre outros.


Para tal formação especializada, existem hoje no Brasil 9 serviços que oferecem aperfeiçoamento/fellowship em Otorrinolaringologia Pediátrica.


No estado de São Paulo são 4 serviços: UNIFESP e USP- SP, ambos na cidade de São Paulo, UNICAMP em Campinas e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.


No Rio de Janeiro, capital, o Serviço do Instituto Fernandes Figueira da Fiocruz.


Em Goiânia, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás.


E na região Sul do Brasil, o Hospital Pediátrico Pequeno Príncipe em Curitiba e o Hospital das Clínicas de Porto Alegre e o Hospital da Criança Santo Antonio, ambos em Porto Alegre.


Todos são hospitais de perfil de complexidade terciário e os programas variam na duração de 1 a 2 anos. Para ajudar o residente a escolher qual perfil de serviço que mais o interessa, a ABOPe junto com a ABORL organizou um descritivo dos serviços em nossos sites.


Fiquem por dentro do nosso site e redes sociais com posts semanais.